Depressão: Definição e Diferença da Tristeza Comum

Criar um Site Grátis Fantástico
Depressão: Definição e Diferença da Tristeza Comum

“A depressão sempre existiu, apenas não era devidamente diagnosticada, contudo tornou-se mais frequente no decorrer das décadas. Segundo dados da OMS, estima-se que até 2030 a depressão será a doença mais comum do mundo1 Portanto, é de suma importância entendermos o que é, suas possíveis causas, seus sintomas, bem como o caminho para a superação, objetivando não somente nos prevenir, mas também nos preparar para ajudarmos aqueles que vierem a precisar.

DEFINIÇÃO

“Depressão (CID 10 – F33) é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite.”2

DIFERENCIAÇÃO ENTRE TRISTEZA E DEPRESSÃO​

Conforme destacou o Dr. Érico Bruno Viana Campos,3 “a depressão se tornou um fenômeno significativo [...] marcando presença na linguagem do senso comum;”4 pelo que dentre outras coisas, “cada vez mais, em vez de dor e sofrimento, se utiliza o termo depressão.”5 Sem dúvida, há muitas pessoas que fazem o uso indiscriminado do termo, até mesmo se autodiagnosticando com depressão quando na verdade não estão.

O Dr. Drauzio Varella, chama atenção para a importância de se discernir entre a tristeza patológica (que é uma doença) daquela comum a todas as pessoas, e que por sua vez está relacionada aos eventos próprios da vida; acerca disso ele ressaltou o seguinte:

É importante distinguir a tristeza patológica daquela transitória provocada por acontecimentos difíceis e desagradáveis, mas que são inerentes à vida de todas as pessoas, como a morte de um ente querido, a perda de emprego, os desencontros amorosos, os desentendimentos familiares, as dificuldades econômicas etc.​

A tristeza tem motivo. A pessoa sabe [por]6 que está triste. Já a depressão é uma tristeza profunda e muitas vezes sem conteúdo, sem motivo aparente. Mesmo se algo maravilhoso acontecer ou estiver acontecendo, a pessoa continuará triste. A pessoa deprimida também pode ter forte sentimento de desesperança e pensamentos suicidas.

Diante das adversidades, as pessoas sem a doença sofrem, ficam tristes, mas encontram uma forma de superá-las. Nos quadros de depressão, a tristeza não dá tréguas, [...]. O humor permanece deprimido praticamente o tempo todo, por dias e dias seguidos.7


1  GUIA DA FARMÁCIA, 2017.

2  VARELLA, Drauzio. DRAUZIO, 2019.

3  Psicólogo, mestre e doutor em psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. É professor assistente doutor do departamento de psicologia da Faculdade de Ciências de Bauru da UNESP. Trabalha na linha de pesquisa “Psicanálise: Clínica, Teoria e Cultura” e recebe financiamento de pesquisa do CNPq.

4  CAMPOS, Érico Bruno Viana. PEPSIC, 2016.

5  Ibid.

6  Adicionado para fazer melhor sentido.

7  VARELLA, Drauzio. DRAUZIO, 2019.


Extraído do Livro "Depressão: Causas, Sintomas e Superação", de Patrick Rosa.