As Fontes da Teologia

Criar uma Loja Virtual Grátis
As Fontes da Teologia

A Teologia, tem como objetos de estudos a Revelação Geral (ou Natural), e a Revelação Especial.

Entende-se por Revelação Geral, aquela que Deus compartilhou com todos os homens por meio do cosmos, ou seja, do universo criado por Ele (Sl 19.1-6, Rm 1.19,20), e das ideias inatas (Rm 2.14,15). Essa forma de revelação sempre foi acessível ao homem em todas as épocas.1 Não obstante a sua suficiência para testemunhar a existência de Deus, a mesma não é suficiente para a salvação, tendo apenas a capacidade de despertar no homem a consciência do Criador, bem como o desejo de conhece-Lo.

Entende-se por Revelação Especial, aquela que foi preservada de forma escrita na Bíblia Sagrada.2 Essa é a única forma da Revelação de Deus pela qual o homem pode conhecer o caráter e os desígnios do Senhor.

A Bíblia é a revelação necessária para que homem possa conhecer, amar, obedecer e ser salvo por Deus. Ela deve ser nossa única regra de fé e de prática, pelo que, toda e qualquer doutrina só pode ser aceita como verdadeira se estiver devidamente fundamentada na Palavra de Deus. Portanto, ainda que a Teologia faça uso de outras fontes de pesquisa auxiliares, nenhuma delas pode ser tomada como base para a sustentação de uma doutrina cristã.


1  ERICKSON, 2011, p. 171.

2  Ibid.


Extraído da Aula de Introdução à Teologia. Cursos SETEON. Professor Patrick Rosa.